Os meios de comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, que facilitam a interação, com a criança. A TV fala primeiro do "sentimento" - o que você sentiu", não o que você conheceu; as ideias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva.
A midia partem do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexem com o corpo, com a pele, as sensações e os sentimentos - nos tocam e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente.Podemos ver claramente os olhinhos das crianças frente a um programa de televisão,ou seja,desenho animado,filmes infantis o envolvimento,a satisfação e a curiosidade, por menor que seja a criança ela já tem a alegria de estar observando e de acordo com que a criança vai crescendo a curiosidade também aumenta em busca do novo, do diferente.
Isso nos dá pistas de quanto os meios tecnológicos são importantes em todo o processo de aprendizagem .Estamos cientes que ocorrerão muitas mudanças tanto no ensinar como no aprender.
Os professores precisam aprender a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas como também aprender a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias para integrá-las no ensino aprendizagem.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)